27/11/2023

Por onde eu começo? - Como se preparar para a chegada do bebê

Rencentemente estava lendo os posts sobre maternidade no blog da Clayci (clique aqui para acessar) e fiquei inspirada a compartilhar um pouco da minha trajetória por aqui. Desde que descobri a gravidez, comecei a pensar por onde deveria começar. A resposta que me pareceu mais certa naquele momento foi: por mim mesma. Assim, comecei a pesquisar sobre a gestação, o parto, a amamentação e os primeiros cuidados com o bebê, já que todos esses assuntos me envolveriam pessoalmente quando chegasse a hora de vivê-los, e ninguém, além de mim (e do meu marido), poderia se responsabilizar por eles.

Esse estudo foi progredindo aos poucos, sem pressa, e agora, já quase na reta final para o nascimento da minha filha, ainda sinto que não sei nada. É pra rir, né não? Mas é assim mesmo, e isso foi uma das coisas mais importantes que eu aprendi durante esse processo: é preciso que exista uma dose de incerteza e despreparo para que haja amadurecimento.

Por isso, no blogpost de hoje quero partilhar com vocês as principais referências que usei e continuo usando para me preparar para a chegada da Filomena, minha bebê. Aproveito para dizer que meu objetivo não é dizer o que devem ou não fazer, mas dividir o que foi positivo na minha experiência na esperança de que você encontre e trilhe seu próprio caminho.


Antes de tudo a gente precisa escolher quem vamos escutar; esse é o primeiro passo de sabedoria nesse mundo cibernético. Hoje em dia há milhões de experts falando sobre os mais variados assuntos e decidir ouvir a todos eles é ir pelo caminho tortuoso da loucura. É muito importante ter um referencial seguro, por isso selecione com critério as suas referências, . 

Para ter informações sobre a gestação e o parto, eu optei por acompanhar o canal de duas médicas e uma enfermeira obstétrica. Também fiz um curso online oferecido pelo SUS sobre amamentação e participei do curso de gestante que é ofertado gratuitamente pelo Hospital Sepaco, na Vila Mariana. Além desse curso, o hospital também oferece outras formações, tanto presenciais quanto online, então vale a pena ficar de olho! Abaixo você pode acessar as refências que mencionei:

1. Dra. Jannuzzi: clique aqui para acessar

2. Dra. María de la Rocque: clique aqui para acessar

3. Laura Padilha: clique aqui para acessar

4. Curso de Amamentação do SUS: clique aqui para acessar

5. Cursos gratuitos ofertados pelo Hospital Sepaco: clique aqui para acessar

Outra coisa que me ajudou muito foi conversar com amigas que já eram mães. Isso me ajudou a ver como aqueles conhecimentos sobre maternidade se concretizaram em suas experiências pessoais. Aproveito, assim, pra indicar o ebook "Filhos não vem com um manual de instruções, eles disseram." da Mariana Casé (você pode clicar aqui para adquiri-lo na Amazon). O seu relato me tocou muito e me ajudou a ter uma nova perspectiva sobre a maternidade, vendo que não há um um passo a passo 100% seguro e totalmente livre de erros. A ordem de apresentação dos temas dentro do livro também foi muito útil, me ajudando a pensar num eixo de estudo a partir da relevâcia de cada um dos assuntos de acordo com o tempo da gestação e de vida do bebê.

Por fim, foi muito importante compreender que eu não poderia ver esse estudo como um processo de preparação para uma prova, porque o que está acontecendo dentro de mim é muito maior do que isso: é uma nova vida se formando, é a chegada de um novo membro da família. Então, vá com calma, tranquilidade e aproveite cada momento, mesmo aqueles em que bate a insegurança. Viver cada detalhe é lindo demais. Ah, e lembre-se, a gente tem a vida toda pra aprender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário