11/12/2023

Por que escrever um diário?

Eu sempre gostei de escrever diários. Encontrava nessa atividade um grande reconforto e aconchego. Registrar as próprias lembranças me parece ser algo inerente ao coração humano. Seja por meio de textos, cartas, fotos ou vídeos, sempre queremos preservar as experiências que vivemos. Pensando nisso e em como esse hobby foi tão importante para mim ao longo dos anos, decidi compartilhar quatro razões pelas quais eu acho que você também deveria começar a escrever um diário. 

Aproveito pra indicar um post que a Rayhanne Zago publicou recentemente no seu site. Lá ela se aprofunda nesse assunto a partir dos estudos de psicologia. É muito interessante e vale a pena a leitura. Para acessá-lo, clique aqui.

Agora, vamos começar?

1) Traz ordem aos pensamentos, o que te ajuda a se conhecer melhor.

Esse é uma das principais vantagens quando penso sobre escrever um diário. Conseguir colocar em palavras o turbilhão de sentimentos que a gente possa estar sentindo é muito libertador. Isso porque, para escrever, precisamos estruturar nossos pensamentos e o que exige de nós escolher em qual ordem queremos relatar os fatos, o que merece destaque e o que não precisa ser mencionado. Ou seja, todo esse processo favorece a autoanálise, a reflexão, o que nos ajuda a conhecer mais sobre o nosso mundo interior e não ver de forma superficial nossos sentimentos.

2) Ter um momento para si mesmo.

Acredito que seja muito importante aprendermos a aproveitar nossa própria solidão. Estamos tão acostumados a ter sempre o que fazer que tirar um momento do dia ou da semana para estar consigo mesmo, em muitos casos, parece ser até uma perda de tempo. Mas não é. Ter um momento pra si é uma forma de autocuidado, de valorizar a nossa intimidade e de reconhecer que precisamos cuidar de nós mesmos se queremos cuidar daqueles que estão ao nosso redor.

3) Viver com mais atenção e sentido.

Como eu já falei no ponto 01, o diário nos ajuda a ter momentos de reflexão e isso, por consequência, faz com que a gente esteja mais atento à nossa vida. Começamos a perceber em quais pontos podemos melhorar, quais erros cometemos mais frequentemente, quais desejos temos para o futuro e o que nos inquieta no presente. Essa atenção a nós mesmos é o que nos permite traçar metas e ir, gradativamente, alcançando aquilo que desejamos. Assim, vamos construindo nossa vida a partir de um ideal maior do que o simples cumprimento dos afazeres do dia a dia.

4) Te ajuda a identificar quando você precisa de silêncio.

O último ponto pode parecer meio contraditório, mas ele também é fruto do autoconhecimento que o diário nos permite ter. Eu vivi momentos em que escrever era a última coisa que eu queria fazer. Aquele momento que, antes, era tão bom para mim, tinha se tornado um peso e trazia mais inquietação do que paz para o meu coração. Foi aí que eu me dei conta de que precisava de uma pausa. Então, sim, o diário também te ajuda a ver os momentos em que você precisa parar de escrever. Isso nos mostra que a gente precisa de flexibilidade, porque nem sempre um hábito, que é bom, será bom em todos os momentos.

[...]

Ainda pretendo escrever mais sobre esse assunto, dando dicas de como vocês podem começar a construir esse hábito, sugestões do que escrever e o que fazer com os diários antigos.

Espero que tenham gostado do blogpost dessa semana. Se tiver algum comentário, fique à vontade para escrever aqui em baixo. Nos vemos na segunda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário