18/04/2020

Minha trajetória estudando japonês sozinha


Atualmente o aprendizado de línguas é visto pela maioria das pessoas como mais uma característica indispensável para aqueles que almejam ser “grandes”. O inglês é o principal, mas só ele não basta, precisamos de no mínimo mais duas ou três línguas. E isto não é uma opção. Apesar de todos os desconfortos que essa ideia nos causa, ela tem sim sua razão de ser. Depois que comecei a estudar japonês, fui vendo como realmente aprender um novo idioma te torna “grande”. E não entenda grande como sinônimo de prestígio social e econômico, mas como sinônimo de dilatar o coração.

Comecei a estudar a língua japonesa sozinha quando tinha treze anos. A princípio era um simples divertimento para ocupar as férias. Estudava muito pouco; gostava mais de assistir séries japonesas e fingir que isso também pudesse ser chamado de "estudo". Quando as férias acabavam, o japonês também ia por água abaixo. Penso que talvez não me dedicasse tanto porque não via futuro naquilo. “Bom... Farei o vestibular, terei uma profissão. E nunca mais estudarei japonês”, era esse o meu pensamento. Mas, as coisas não aconteceram bem assim.

Um dia, uma amiga da minha mãe me perguntou como estavam os meus estudos, já que ela tem descendência japonesa e sempre conversávamos sobre isso. Disse que estava indo bem devagar, e ela me encorajou a continuar. Sempre terminávamos nossas conversas assim, mas naquela vez algo diferente tocou o meu coração. Depois que ela foi embora, liguei o computador imediatamente para ver a grade de letras com habilitação em japonês, porque me lembrei de uma bolsa de estudos que o Governo japonês oferece para os alunos que fazem este curso no Brasil. E a dúvida que me perseguia naquela mesma manhã (qual curso devo fazer?) encontrou sua resposta! Vou fazer Letras Japonês! Foi assim que entrei na Faculdade de Letras da USP.

Apesar deste relato não ser precisamente sobre como fiz para estudar japonês sozinha, quis contar essas coisas para introduzir o assunto que desejo compartilhar aqui. Acredito que esses relatos pessoais que nos dão ânimo para perseverar. Sempre acompanhei muitas meninas nas redes sociais que também estudavam sozinhas a língua japonesa, e isso me ajudou a não desistir porque via que o que estava buscando não era algo impossível.

Portanto, quero falar nesse blog sobre como esse idioma dilatou o meu coração, me fez conhecer pessoas novas, me ensinou a me encantar pela minha própria cultura e criou dentro de mim um desejo imenso de conhecer a beleza deste mundo que se esconde na língua de cada povo.

4 comentários:

  1. Sua trajetória me enche de orgulho e sei que você está apenas no início.... Você nasceu pra ser grande não deixe que nada muito menos ninguém tire o brilho de sua vida......Te amo

    ResponderExcluir
  2. que linda! há uns 3 anos por aí eu comecei a estudar tbm, mas foi de tanto assistir as séries do japão que meu interesse despertou. vi uns vídeos, ouvi umas músicas mas logo como vc disse, as férias acabaram e o interesse foi passando. mas acho que vou gostar de acompanhar sua trajetória, conhecer um pouco mais de outras culturas é algo que muito me interessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal! Espero que um dia volte a estudar japonês! Fico muito contente com seu comentário!
      Abraços, Gabriela.

      Excluir