29/03/2022

Conheça meus podcasts favoritos.

Eu sou simplesmente viciada em podcasts e gosto de ouvi-los enquanto faço a limpeza da casa ou estou no transporte público. Por meio deles pude conhecer histórias de pessoas incríveis, além de extrair diversos aprendizados que pude aplicar em minha própria vida. No artigo de hoje gostaria de compartilhar com vocês dois podcasts voltados especificamente para mulheres. O primeiro se chama Abiding Togheter e o segundo O Privilégio de Ser Mulher.

Abiding Togheter é um podcast em inglês, então pode ser um pouco difícil para quem não tem o domínio do idioma. Ele é produzido por três mulheres: duas são casadas e uma é freira. O que mais gosto nesse podcast é a familiaridade que sentimos com as três. Todas parecem colocar o seu próprio coração naquele momento e não tem como não nos sentirmos próximos, acolhidos e instruídos por cada uma delas.

Os relatos pessoais sobre suas próprias dificuldades, alegrias, experiências de oração e aprendizados ao longo da vida são, com certeza, a melhor parte. O principal objetivo do programa é promover uma restauração, uma cura, uma conversão mais profunda. Pelo que percebi, boa parte dos conteúdos têm como base os ensinamentos de São João Paulo II em sua Teologia do Corpo e em outros estudiosos do assunto.

Diferentemente de outros conteúdos católicos que encontro, elas se propõem a um olhar mais integral sobre o ser humano que ultrapassa regras de como ou não agir. Me encanto pela forma como apresentam a relação que Deus deseja estabelecer com cada um de nós.

Há episódios com alguns convidados e eles são simplesmente incríveis! Gostei muito da entrevista que fizeram com o Dr. Bob e com o padre Mike. Deixarei os links aqui embaixo para quem tiver interesse de ouvir.

S05 E15: Healing the Whole Person - Interview with Dr. Bob Schuchts

S05 E23: The Heart of a Father - Interview with Fr. Mike Schmitz

Além disso, ao final de cada episódio elas disponibilizam questões que ajudam o ouvinte a revisar o conteúdo apresentado e pensar em formas de aplicá-lo em sua própria vida. Dá pra acreditar? Nem parece que esse tipo de material seja realmente gratuito.

Há também uma seção de favoritos da semana e gosto muito das recomendações. Já descobri diversas músicas muito bacanas por meio dos favoritos da Heather! Vou deixar aqui embaixo duas músicas que ela indicou e que se tornaram minhas favoritas.

  

O Privilégio de Ser Mulher, lançado em junho de 2021, é produzido pela Rayhanne e pela Luciana. O estilo do podcast é completamente diferente do anterior, mas os assuntos que abordam são, como o outro, extremamente interessantes. Acredito que o trabalho que desenvolvem seja um antídoto no meio de todas as loucuras que encontramos espalhadas pela internet, especialmente em meios católicos.

A abordagem dos assuntos é gentil e profundamente pessoal. Percebo como esses dois atributos transformam o podcast numa ambiente propício para o encontro consigo próprio. Não há ali normas ou orientações sobre como cada questão deve ser resolvida. O que elas fazem é mostrar que essas temáticas, muitas vezes apresentadas de forma categórica, são mais profundas do que imaginamos. Sinto que cada episódio nos convida a uma profunda reflexão sobre nossa vida particular, considerando os fundamentos teóricos e as experiências particulares que nos são apresentadas.

Meu episódio favorito até agora foi o último. Nele a Luciana entrevista Letícia Barbano, uma pesquisadora acadêmica do tema Maternidade e Trabalho. Ela nos mostra de forma muito esclarecedora diversas questões pertinentes ao assunto, como: o momento histórico em que surge a ideia da mulher como dona de casa e o porquê da maternidade não poder ser a única forma de realização vocacional.

O panorama histórico é excelente e me trouxe muita clareza, porque indicou as relações causais entre os acontecimentos. Além disso, no episódio, Letícia não se limita apenas à questão feminina, mas desenvolve uma crítica que se estende a toda a questão do trabalho em nossa sociedade. Isso me fez refletir profundamente a respeito dos meus próprios objetivos profissionais, minhas crenças a respeito de desempenho e esforço e de que forma posso tentar viver uma vida mais equilibrada.

Para aqueles que se interessarem, podem ouvi-lo clicando aqui: PSM #003 - A mulher e o trabalho.

...

Comentem aqui embaixo se já conheciam um desses podcasts e quais vocês podem me indicar.

Agradeço por ter lido até aqui e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário