17/02/2022

O que podemos aprender com a cultura oriental? - Indicação de dorama chinês.

Minha porta de entrada para a cultura oriental foi o estudo da língua japonesa. A partir disso, comecei a me interessar por outros países orientais, como China e Coréia. E, por meio de uma plataforma de streaming chamada Rakuten Viki, comecei a consumir produções cinematográficas orientais e me apaixonei.

No início, assistia apenas doramas japoneses, pois meu principal interesse naquele momento era aprimorar minhas habilidades com o idioma. Mas, depois de um tempo, comecei a assistir um dorama coreano chamado Eu ouço a sua voz e, mais recentemente, me aventurei nos doramas chineses: O General e eu e Go Go Squid.

O que mais me encantou nas séries chinesas foi poder encontrar em cada uma delas uma preocupação com a formação do telespectador; através de histórias ficcionais valores importantes para o amadurecimento do ser humano são transmitidos. Dessa forma, essas produções reúnem em si dois atributos que julgo indispensáveis: entretenimento e profundidade. As histórias são complexas como a própria vida humana, com suas alegrias, tristezas, dores e vitórias. Mas, também são cheias de diversão e oferecem uma ótima forma de termos um momento de lazer.

No artigo de hoje vou compartilhar com vocês minhas impressões sobre esse último dorama chinês que citei lá em cima. Ele está na minha lista de favoritos e é uma ótima opção para quem deseja começar a conhecer a cultura oriental. Vamos lá?


Go Go Squid! - 2019


Sinopse (adaptada do Viki): Tong Nian (Yang Zi) é uma brilhante aluna de Tecnologia da Informação, com notas excelentes e uma legião de fãs na internet, devido aos seus vídeos de covers de músicas japonesas, e nunca teve problema em conhecer pessoas novas ou fazer amigos. Mas seu mundo vira de pernas para o ar no dia que Han Shang Yan (Li Xian) entra em sua vida. Além de gênio, Han Shang Yan é um dos melhores pro gamers do mundo. Mas, mesmo sendo uma lenda no mundo dos e-sports, ele nunca deixou que sua fama atrapalhasse sua profissão, e está sempre focado em conseguir sua próxima vitória. As pessoas ao seu redor, especialmente garotas, não passam de distrações, que ele acaba por ignorar.

Tendo se apaixonado por Hang Shang Yan desde o primeiro momento que colocou seus olhos nele, Tong Nian tenta encontrar uma forma de se aproximar dele, mas nunca consegue encontrar as palavras adequadas. Toda tentativa falha miseravelmente. Enquanto isso, Shang Yan segue frio e desinteressado, mal notando a presença de Tong Nian, ou ao menos é o que ele dá a entender.

...

Esse dorama é um dos meus favoritos! Apesar de aparentar ser apenas mais uma história boba de amor, essa série nos apresenta personagens muito interessantes! O que mais me intrigou, logo no início da série, é ver como as qualidades da protagonista são a todo momento ressaltadas: sua dedicação, sua inteligência, seu comprometimento. Diferentemente do que se vê nas produções ocidentais, Tong Nian é reconhecida e valorizada por sua inteligência. Ela não é alvo de bullying ou coisa do tipo e, além disso, não é uma pessoa parcialmente desenvolvida, como são a maioria das personagens de tipo nerd: ela é bonita, sabe conversar com as pessoas, tem amigos, é divertida e engraçada.

Além disso, o desenvolvimento da relação do casal é gradual e, por isso, é muito bonito acompanhá-la de perto. Os dois se respeitam e demonstram carinho e admiração um pelo outro de forma sutil e indireta. Mas para reconhecermos a beleza disso, precisamos nos abrir para essa nova forma de se relacionar, que é muito diferente da que estamos habituados a ver nos filmes e séries ocidentais de temática amorosa.


Ao assistir um conteúdo estrangeiro procuro me atentar aos elementos culturais que são transmitidos, já que, normalmente, são bem diferentes dos nossos e, por isso, são extremamente interessantes! Nessa série em específico, além dos que citei anteriormente, depreendi dois elementos fundamentais na vida das personagens: a família e os amigos. Começarei, primeiro, pela relação familiar. Logo nos primeiros episódios conseguimos perceber que os pais da protagonista estão envolvidos em sua formação, preocupando-se com as relações que ela estabelece e orientando-a. Além disso, se mostram solícitos para ajudá-la e encorajá-la em seus projetos. Há uma correspondência por parte da filha: ela os respeita e tem em conta sua opinião.

Vemos isso tanto na família de Tong Nian, como na de Hang Shan Yan. Porém, no caso dele a situação não é muito simples. Ele foi criado por sua madrasta, já que seu pai morrera quando ele era pequeno. Portanto, cresceu num ambiente desestruturado e, em sua juventude, fez más decisões. Mas, seu avô, apesar de tudo isso, se preocupa com ele e com o futuro que terá. Quando as duas famílias se encontram, por exemplo, ele procura promover a imagem do neto justificando seu comportamento excêntrico e apresentando suas qualidades.

A amizade, como disse anteriormente, também ocupa um papel central nessa história. Há dois momentos que exemplificam isso: Tong Nian é extremamente solícita com seu amigo da faculdade que está passando por dificuldades financeiras e precisa que sua mãe realize uma cirurgia no coração. Ela se dispõe a receber ambos em sua casa para que a mãe dele vá ao hospital de Xangai, realize o procedimento e se recupere. Há também outro momento em que ela pede para Hang Shan Yan trazer um de seus colegas - um grande jogador de e-sports, para que sua amiga, que era uma grande fã dele, possa conhecê-lo.


Além desses, há um elemento que acredito que seja cultural, que me incomoda profundamente: a falta de diálogo e de abertura sincera entre as personagens. Eu sou aquele tipo de pessoa que adora conversar, falar sobre o que está acontecendo, ver como o outro está se sentindo e acredito que muitas crises são evitadas quando isso é feito da forma correta. Então, em vários momentos eu pensava: por que os dois não conversam sobre isso?!

Percebo que isso também está presente na cultura japonesa, porque no próprio idioma há certas estruturas frasais que são utilizadas para deixar a mensagem subentendida e é muito difícil encontrarmos diálogos em que as pessoas digam com todas as letras o que estão pensando e querendo.

Mas é claro que, dentro de uma narrativa ficcional, esses mal-entendidos que geram grandes obstáculos para a consolidação da união do casal são o que nos instigam a continuar acompanhando o seriado. Então quem produziu Go Go Squid está de parabéns porque eu fico maluca quando termino um capítulo querendo saber o que vai acontecer!


Por fim, gostaria de finalizar minhas impressões falando sobre o Hang Shang Yan. A princípio, quando comecei a ver a série, fiquei com um pé atrás com essa coisa de e-sports. Minha mentalidade é como a de uma senhorinha que olha para isso e pensa: "Mas esses meninos passam o dia todo jogando video-game?". Mas, assistindo a essa série, minha mentalidade mudou. Hang Shang é um homem extremamente comprometido com seu trabalho e com a vida dos garotos que integram seu time. Os meninos não são treinados apenas para jogar, eles passam por uma formação completa que os ajuda a amadurecer e adquirir algumas virtudes, como: o comprometimento e o empenho. Ou seja, não é só um joguinho.

Ainda resta uma confissão a ser feita: ainda não terminei de assistir todos os episódios. São 41 episódios e esse número não combina com a vida de uma universitária que trabalha! Mas, apesar de não ter finalizado, até agora gostei muito de tudo que assisti e tenho certeza de que não me decepcionarei com o resto!

Mas antes que eu me esqueça, gostaria de comentar brevemente sobre a trilha sonora! Ela é muito fofa e se encaixa perfeitamente com a proposta do dorama: alegre e romântica. Vou deixar um player do Youtube aqui embaixo para que possam escutá-la.


Para você que chegou até o final desse artigo, eu espero ter conseguido te convencer a dar uma chance para essa série. Ela está disponível gratuitamente na plataforma Rakuten Viki com legendas em português e você pode assisti-la clicando aqui!

Me conta aí nos comentários se já assistiu algum dorama, qual é o seu favorito e se você ainda tem umas ideias tortas sobre e-sports!

Até a próxima.

Um comentário:

  1. Acabei caindo de paraquedas no mundo dos Doramas e não consigo mais sair dele hahahahaha adoro.. Essa eu ainda não vi, mas quero


    Sai da minha Lente

    ResponderExcluir