04/02/2022

Dicas para uma vida de estudo que dá certo.


Agora que estamos imersos nesse tempo de incertezas, é comum nos sentirmos desmotivados. Estipular e seguir uma rotina é essencial para criarmos em nós uma força capaz de se opor a todos esses desânimos. Mas antes de pôr no papel todas as suas obrigações ou assuntos que deseja estudar, comece determinando que horas irá acordar e que horas irá dormir. Isso é muito importante para entendermos que os dias são cíclicos, seguem sempre o mesmo curso! Compreendendo e absorvendo essa realidade, conseguimos perceber em quais momentos do dia temos um rendimento maior..

Tudo isso é autoconhecimento e é essencial a longo prazo! Se desde já percebemos que de manhã temos um bom rendimento, enquanto que à noite não entendemos nem uma lista de supermercado, passamos a valorizar esse momento matinal e tomaremos todas as medidas necessárias (dormir na hora certa, não ir se deitar tarde) para não neglicenciá-lo. Feito isso, podemos começar a destrinchar atitudes que a longo ou curto prazo criarão em você mais disposição para o estudo.


A curto prazo
  • Altere sua disposição corporal!
Muitas vezes achamos que o que nos impede de estudar é alguma ideia maluca que está na nossa mente ou algum desconforto interior, desprezando completamente a forma como lidamos com nosso próprio corpo. Por isso tomar um banho um pouco mais frio pela manhã, fazer alongamentos, manter a postura ereta e ter os movimentos firmes, pode te ajudar a criar - de fora para dentro - uma prontidão para o estudo.

Eu sempre evito me sentar em cadeiras confortáveis quando vou estudar ou ficar debaixo das cobertas quando vou ler, porque o conforto e o aconchego que essas situações me dão fazem meu corpo pensar: "Bom, é hora do descanso!". E não é isso que eu quero! Tenho certeza que aconteça o mesmo com você. Então, sua postura deve ser a de quem fará um trabalho pesado, por mais que o estudo não exija de nós esforço físico, ele exige esforço mental!

  • Mantenha as distrações longe de você!
Quanto mais tempo você gastar fazendo o que não deve, mais tempo terá que gastar para fazer o que deve! E esse tempo adicional às vezes nos tortura. Separe o material que precisa para o estudo, e todo o resto deixe bem longe de você. Foco, força e mão na massa!

  • Músicas para estudar
Se o ambiente onde você estuda não é silencioso, algumas músicas podem te ajudar a se concentrar melhor. Normalmente escuto música clássica ou alguma playlist com músicas do Studio Ghibli, mas existem alguns vídeos com músicas destinadas especificamente para aumentar a concentração. Não gosto muito delas porque parece que você entra em outro universo, mas funcionam muito bem para algumas pessoas, então é uma opção a se considerar.




  • Todos os dias uma única pergunta...
Fiz o que devia ter feito? Sim ou não. Não se justifique, seja direto. Se sim, muito bem. Se comprometa a fazer o mesmo no dia seguinte. Se não, aceite. Se comprometa a ser melhor. Esse exame diário te fará enxergar com mais clareza seu progresso, sem achar que melhorou muito ou que não melhorou nada.

A longo prazo
  • Dispense essas pequenas alegrias!
Quando for estudar, evite trazer alimentos com você. No máximo, água. E só! Ficar saindo de 10 em 10 minutos para comer não é normal. Isso é fruto de uma agitação interior que não te deixa se concentrar. Então, assuma esse desafio e corte algumas "alegrias" voluntariamente ao longo do dia. Pode ser pouca coisa, como: não repetir o almoço, só beber água durante o dia, não comer nenhum doce, comer pouco da comida que gosta, comer alguma coisa que não goste.

Pode parecer meio esquisito esse tipo de coisa, mas realmente funciona! Quando você está estudando, tem que abrir mão de muitas outras coisas divertidas e relaxantes que poderia estar fazendo. Portanto, esse tipo de exercício te deixará mais firme para aguentar uma hora de estudo sem parar!

  • Mais silêncio, menos barulho!
Passamos o dia todo vendo ou escutando alguma coisa; podemos contar nos dedos os momentos que estamos em silêncio. E considerando nossos pensamentos como uma forma de barulho, esses momentos tornam-se quase inexistentes.

Tirar algum momento do dia para silenciar, te deixará mais calmo e paciente para o estudo. Pode ser só 5 minutos todos os dias pela manhã. Basta. Assim, quando for estudar todos aqueles pensamentos "inúteis" que circurdam nossas mentes o dia todo não voltarão com tanta facilidade.


Espero que vocês tenham gostado dessas dicas. Deixem aqui nos comentários qual outra dica vocês acrescentariam nessa lista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário