23/04/2020

Método para aprender palavras novas

Imagawa Women - Hirezaki Eihou (1881-1968)

Muitas pessoas tem pavor de estudar a gramática, mas o maior desafio para mim é aprender palavras novas. Se tratando de uma língua como o japonês, que não possui nenhuma ligação com o português (exceto pan que significa pão), você terá de aprender tudo do zero, sem conseguir presumir o significado das palavras.

Existem diversas técnicas que buscam transformar este processo menos árduo e mais eficiente, mas acredito que esses dois termos raramente conseguem se unir perfeitamente. Como já tentei vários métodos diferentes, vou compartilhar com vocês o que funcionou melhor para mim.


Quando decidi fazer a prova de proficiência neste ano para o nível 3, comecei a pesquisar o que costuma cair e me deparei com listas e mais listas indicando todos os termos, kanjis e pontos gramaticais que são cobrados na prova. Obviamente me desesperei por alguns minutos, mas depois fiquei pensando em maneiras diferentes para atacar este problema. A primeira opção seria continuar meus estudos normalmente sem dar nenhum foco específico para a prova, pensando que meu conhecimento acabaria coincidindo naturalmente com o nível de dificuldade que é exigido. Porém, essas provas normalmente cobram termos muito específicos que você precisa decorar! Então deixei essa estratégia guardada num cantinho.

A segunda opção seria usar aqueles aplicativos como Anki, Memrise e Quizlet, onde você estuda com flashcards. No começo era animador passar o dia todo "brincando" nestes aplicativos, mas depois de um tempo percebi que não traziam muito resultado; era muito difícil depois conseguir puxar da memória as palavras que tinha "aprendido".



Por fim, me rendi a uma técnica muito bem explicada no canal do Youtube Programa Japonês Online. Lá o professor explica que devemos aprender o vocabulário dentro de um contexto, ou seja, dentro de frases. Apesar de já ter feito isso antes e visto que era muito eficiente, esse método costuma tomar mais tempo e não vem com toda aquela empolgação dos aplicativos que mencionei anteriormente. É claro que ele não exclui 100% as opções anteriores, mas estas se tornam apenas complementares. Assim, junto com a lista do vocabulário da prova, comecei a pesquisar frases onde cada uma das palavras estudadas apareciam. E quando encontrava em alguma frase algum termo que não conhecia, repetia o mesmo processo. Adicionei algumas dessas sentenças no Anki, podendo revisá-las mais facilmente.

Vídeo do canal Eriko Eritaly. Assista aqui!

Além de recolher essas palavras das listas, comecei a "pescar" as que conseguia identificar nos vídeos que assistia. No começo, tentava pegar só de ouvido, mas depois que descobri as legendas automáticas do Youtube tudo ficou mais fácil! Nem sempre elas estão completamente corretas, mas na maior parte do tempo estão e são muito úteis. Você pode fazer dois processos diferentes: identificar o som da palavra e ver como é escrita; ver como é escrita e identificar o som. Nesse segundo processo você treina seu ouvido para se acostumar com a oralidade da língua!

Não se preocupe em traduzir todas as legendas ou todos os termos que não souber o significado, porque pode acabar se tornando uma atividade muito entediante e cansativa. Procure poucas palavras e muitas frases! O que recomendo que faça é: assista ao mesmo vídeo várias vezes! Sua compreensão aumentará aos poucos e você será capaz de identificar coisas novas; além de conseguir praticar as palavras que separou na primeira vez! Utilizando essa técnica passei a estar mais atenta aos vídeos que assistia, porque antes ao perceber que não entendia 100% do estava escutando, acabava ficando com preguiça de prestar atenção naquilo que conseguia e no fim não aprendia nada de novo. Agora me esforço ao máximo para identificar as estruturas e palavras que conheço, e isso melhorou a minha capacidade de entender o japonês sem ter que traduzi-lo mentalmente.

  • Onde encontrar essas frases?


Para encontrar essas frases eu uso um site chamado Jisho que é um dicionário online de japonês-inglês. Ao pesquisar uma palavra ou um kanji, você tem a opção de pesquisar sentenças. Mas você também pode jogar as palavras no Google e ver se aparece algum texto na internet que as use.

Nenhum comentário:

Postar um comentário