21/04/2020

A paciência no processo de aprendizado de uma língua


Aprender uma língua do zero exige de nós paciência. É preciso colocar-se todos os dias diante dos mesmos desafios: estudar, esquecer, lembrar, esquecer de novo, errar, acertar (às vezes). Uma lição muito importante que aprendi nesses anos que venho estudando japonês é que a vida é feita majoritariamente de erros, mas nossos acertos, mesmo que sejam poucos e pequenos, possuem uma força muito superior para modelar nossa história.

Errar é agir no vazio; arremessar e não alcançar. Cabe somente a nós deixarmos que eles, nossos erros, sigam seu destino natural: revelarem o que está escondido. E o que é que está escondido? Nossa disposição para tentar! As tentativas nos indicam que estamos no caminho certo, porque mesmo que não se obtenha logo de cara o resultado esperado, estamos trilhando um caminho! E para perseverar neste caminho temos que aceitar os erros que virão e perceber que o que nos motiva é a firme decisão em continuar, não a quantidade de acertos que fazemos.

Quando começamos nossa jornada com uma língua, é comum pensarmos que se estudarmos freneticamente por uma semana, ou por um mês – para aqueles que são mais corajosos; ficaremos bons e fluentes rapidinho. Isso é uma ideia sem pé nem cabeça! Nosso processo de aprendizado é como o de uma criança, que pouco a pouco apreende a realidade ao seu redor e começa a se arriscar neste mundo; buscando compreender como as coisas funcionam. É claro, isso é um processo bem demorado que leva a vida toda, aumentando com os anos a complexidade daquilo que se investiga. Alguns podem ficar desmotivados diante disso, mas pense só como seria assustador acordar um dia, após ter estudado doze horas no dia anterior, sabendo falar perfeitamente uma língua estrangeira! Isso com certeza não seria fruto do nosso estudo, e ficaríamos assustados tentando descobrir que chip colocaram em nossas mentes!

Brincadeiras à parte, o que quero dizer é que aprender uma coisa nova exige tempo. É preciso deixar que as raízes cresçam, e aguardar pelas pequenas plantinhas que crescerão. Boa parte do nosso trabalho será regá-las todos os dias, não permitindo que pereçam. E nada mais do que isso! Não espere que exista algum método rápido+fácil+prático que vai te deixar fluente em menos de uma vida inteira de dedicação. Aceitar esta realidade é aceitar a própria vida!

Não tenha medo do tempo que pode levar, nem das horas que precisará gastar, nem dos erros vergonhosos que ficarão gravados na sua memória. Optar por este caminho é melhor do que jamais ter começado. Então se você está aí pensando se deve começar a estudar japonês, ou qualquer outra coisa, simplesmente comece! Faça todos os dias um pouco e não se preocupe em ficar analisando os micro progressos que fizer, porque é como ficar olhando para um bolo que está assando: parece que nunca fica pronto! Estude, se encante, e deixe as sementes germinarem em segredo e no silêncio! Em algum momento, poderá comemorar os frutos que virão.

Um comentário: