09/09/2022

"O caminho para casa", um filme chinês para conquistar seu coração.


Quem me conhece sabe que um dos meus hobbies favoritos é assistir filmes asiáticos! Gosto muito de perceber as diferenças culturais por meio das narrativas cinematográficas, porque isso me faz compreender que existem formas diferentes de compreender o mundo.

No blogpost de hoje vou partilhar uma breve resenha a respeito de um filme chinês chamado O caminho para casa de 1999. Eu o assisti no streaming da Brasil Paralelo na época do Natal quando eles liberaram o acesso gratuito por dois dias, mas também é possível encontrar em outras plataformas digitais.

Vamos lá?



Sinopse (Adoro Cinema): A morte do pai leva o executivo Luo Yusheng de volta para a vila de Sanhetun, onde nascera. O prefeito espera que Luo convença sua mãe a permitir que o caixão siga num carro em vez de ser carregado durante todo o enterro, como reza a tradição local. Ela, no entanto, prefere seguir os antigos rituais. Enquanto isso, Luo reflete sobre a paixão entre seus pais, e como o relacionamento deles foi encoberto pelos fatos históricos.


Impressões pessoais:

Esse filme é uma ótima indicação para assistir em casal. Eu e meu noivo assistimos juntos e nós dois gostamos muito da história, porque a partir dele conseguimos ver como os protagonistas se complementavam e de que forma o amor que nutriam um pelo outro fizeram com que suportassem todas as adversidades. Além disso, alguns valores muito importantes são retratados no filme, como: a importância de se preservar as tradições que caracterizam um povo, o empenho e carinho nas tarefas do cotidiano, a perseverança, a fidelidade e o cumprimento do dever.

Outro fator que fez com que eu gostasse ainda mais do filme foi o fato de o protagonista ser um professor! Apesar da carga romântica que as vezes existe na representação de professores, eu ainda continuo me fascinando com a importância que essa figura possui dentro de uma sociedade. A marca deixada por esse professor na comunidade em que atuou se revela especialmente no momento de sua morte, em que vários alunos se prontificam para ajudar na celebração dos ritos fúnebres.

Por fim, o caráter artístico da produção cinematográfica confere beleza e simplicidade à trajetória histórica da China, oferecendo-nos uma oportunidade singular para visualizarmos de que forma as transformações da modernidade impactaram a vida individual dos cidadãos.

Assista ao trailer!


Espero que tenham gostado desse breve post! Comentem se já conheciam esse filme, se já o assistiram e se, depois de lerem essa resenha, acrescentaram ele na sua lista de filmes! Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário